A História do Sindicato Rural de Cristalina começa em 17 de outubro de 1968 com o recebimento da Carta Sindical do então Ministro do Trabalho e Previdência Social. O Presidente, nesta época, era o Senhor Cordelino Lopes e o Sindicato funcionava em uma sala alugada na Rua Rui Barbosa, próximo á atual prefeitura. O Senhor Cordelino era produtor rural natural de Cristalina, uma pessoa que se dedicava totalmente a classe produtora, com muito esforço conseguiu trazer para a cidade a ACAR-GO Associação de Crédito e Assistência Rural do Estado de Goiás, que posteriormente se tornaria EMATER-GO Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural.

Sr. Daltro Vieira Barbosa e

Sr. Cordelino Lopes

SINDICATO RURAL

de Cristalina

Em 1985, inaugurou-se a sede própria do Sindicato Rural de Cristalina, localizado na Rua Aymorés, qd. M, lote 208 no setor Aeroporto. Nesta época o presidente era o Senhor Adalberto Junior Ribeiro, e também faziam parte da Diretoria as seguintes pessoas: Teodoro Hisao Kitice; Ruy Cortes Filho; Jafet Rodrigues Afonseca; Hélio Antônio Fernandes; Orossil Palhares; Jeová Peixoto dos Santos; Getúlio Ferreira Pedrosa; Antônio Ali Ganem; Brasil Ubirajara Cosac; Apolônio Machado da Silva; Jorge Sávio de Paula Antunes; Osmar Honorato Borges; Cordelino Lopes; Ananias Alves Rodrigues; Antônio Fernandes Boa Sorte; Washingnton Jacob Resende; Jamil Jorge de Oliveira e José Antunes da Silva Rangel.

Em 1988 a presidência do Sindicato passa para o Senhor Jorge Sávio de Paula Antunes, que fica no cargo até 1991.

No ano de 1991, a Diretoria do Sindicato era assim formada: Ivânio Luiz de Lourdes Zeni; Evaldo Peixoto dos Santos; João Marcelino; Moacir Zawaschi; Dafer Amim Faraj; Alberto Alves Rodrigues; Valdeci Caixeta; Jorge Sávio de Paula Antunes; Iuri Cosac; Daltro Vieira Barbosa; Getúlio Ferreira Pedrosa e Romário Jiordani Ribas.

Em 1994 o senhor Daltro Vieira Barbosa assume a presidência do Sindicato Rural pela primeira vez, sendo reeleito por 04 mandatos. Neste período destacam-se as seguintes ações:

• Filiação junto a FAEG e o Sindicato passou a ter mais força para representar os agricultores;

• Firmado convênio com o SENAR, o que trouxe para os associados vários treinamentos, e dentre esses treinamentos destacavam-se os destinados as mulheres, como panificação, doces e compotas, derivados do leite, pintura em tecido, etc.

• Feita parceria com a EMATER-GO para realização de cursos de profissionalização para a família rural.

Daltro Vieira Barbosa

No dia 04 de maio de 2004 falece o senhor Daltro Vieira Barbosa, assumindo seu lugar o então Vice Presidente Senhor Almir Domingo Miotti, e fica assim constituída a diretoria do Sindicato: Almir Domingo Miotti; Rogério Alberto Barichello; Jamil Jorge de Oliveira; Vianei Sandri, Élio Gonzatti; Adêmio Scavazini; Abílio Américo de Araújo; Ari Luiz Langer; Irineu Iremar Rorato; Edbaldo Edmundo Pagel; Adelmo Santin; Trajano Soares Filho e Laurindo Daronch.

O senhor Daltro Vieira Barbosa, sempre foi, e será lembrado pelo importantíssimo trabalho á frente do Sindicato, e sua enorme colaboração para o desenvolvimento do agronegócio em Cristalina.

Em junho de 2005 os agricultores, com o total apoio do Sindicato, realizam o TRATORAÇO, movimento amplamente divulgado na mídia, que levou milhares de agricultores dirigindo suas máquinas até a Explanada dos Ministérios em Brasília, onde cobraram do Governo maior empenho para solucionar o problema da Crise na Agricultura.

Em maio de 2006, mais uma vez, o Sindicato organizou um Movimento para chamar a atenção dos governantes para os problemas da Agricultura.

• Aumento considerável no número de associados ao SindicatoAmpliação do prédio do Sindicato, para sediar o SEBRAE e SENAR, que proporcionarão cursos e treinamentos à população cristalinense;

Em 2007, toma posse o Senhor Vítor Alberto Simão, tendo os seguintes nomes em sua diretoria: Alécio Maróstica; Sálvio Antônio Santin; Josino da Veiga Antunes; Almir Domingo Miotti; Roberto Antônio Roratto; Tarcísio José Langer; Rodrigo Barbosa; Guilherme Nogueira Guimarães; Hely Roberto Maurício; Nero Paganini; Élio Gonzatti; Alberi Sandri; Hélio Antonio Fernandes; Rogério Alberto Barichello.

A gestão do senhor Vítor foi marcada pelos seguintes fatos:

• Aumento considerável no número de associados ao Sindicato;

• Realização da Semana da Informação, realizada uma vez por ano, com o intuito de oferecer aos associados uma semana inteira de palestras sobre assuntos de interesse de todos;

• Realização da Feira de Usados, feita todos os anos, para que o produtor possa negociar máquinas, implementos, carros ou qualquer outro item que queira vender;

• Essa gestão também é responsável por conseguir trazer para nosso município uma verba do Governo Federal pra construção de 80 barragens sem nenhum custo para o produtor, para ampliar a área irrigada e assim, a produção de alimentos;

• Realização do Irriga Mais – 1° Mostra de Culturas Irrigadas de Cristalina, em parceria com o Sistema FAEG/SENAR, SEAGRO, SEPLAN e prefeitura municipal, foi um evento estratégico para mostrar a importância da irrigação á sociedade.

Desenvolvido por: